FISIOTERAPIA NA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A Fisioterapia na disfunção temporo-mandibular (DTM) ocorre quando a articulação temporo-mandibular (ATM) ou os músculos relacionados a ela são afetados. Os sintomas mais comuns são as dores e tensões nos músculos mastigatórios, dores de cabeça (enxaqueca), dor ou sensibilidade nos dentes, estalos ou dor próximos à região do ouvido, zumbidos, limitações de movimentos da mandíbula e dificuldade para mastigar, falar e engolir alimentos. Quando a disfunção não é tratada pode agravar as sintomas com aumento da intensidade das dores de cabeça, da face, do ouvido e da cervical. nesse caso, o paciente pode não conseguir abrir ou fechar a boca, mastigar ou falar.


Para um tratamento eficaz é necessário que alguns profissionais da saúde, como os odontólogos, fisioterapeutas e psicológos, trabalhem juntos complementando o tratamento.


A fisioterapia atua na reabilitação através da eletroterapia, cinesioterapia, terapia manual e correção postural. Dessa forma, a fisioterapia promove a analgesia, relaxamento e reeducação na função dos músculos mastigatórios, e relaxamento dos músculos localizados na região cervical e nos ombros.