FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA



Há alguns anos a grande preocupação médica em relação ao câncer era a sobrevivência dos pacientes. Atualmente, o foco do tratamento mudou, ou seja, a preocupação passou a ser também a qualidade de vida que o paciente vai apresentar durante e após o tratamento oncológico.

E a fisioterapia é um dos procedimentos que estão sendo adotados nesse sentido, tanto no pré e pós operatório de uma cirurgia de câncer como também durante todo o tratamento. Este recurso pode ser utilizado em todos os casos, como nos de câncer de mama, tumores de cabeça e pescoço, além dos relacionados ao sistema músculo esquelético.

A fisioterapia atua no tratamento das diversas alterações que podem ocorrer, como linfedema (associado ao esvaziamento ganglionar), alterações musculares, neurológicas, respiratórias e circulatórias, dores musculares por disfunções posturais, dores teciduais, cicatriciais, tendinosas e articulares.

Na fisioterapia são utilizados recursos como a Drenagem linfática manual (para prevenção e tratamento de linfedema), cinesioterapia, eletroterapia, exercícios respiratórios, reeducação postural, relaxamento e orientações a familiares e cuidadores.